Translate

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Cortejo da Tia Ciata festeja Dia da Consciência Negra

Por Fábio Silva


A Secretaria Municipal de Cultura do Rio promove várias atividades para comemorar o Dia da Consciência Negra. Primeira mulher negra a tornar-se Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira tem implantado projetos e políticas culturais em que se destacam a preservação da memória e o estímulo às manifestações culturais de origem africana.

Pelo quarto ano consecutivo, um dos destaques será a homenagem a um dos símbolos da resistência cultural africana: Tia Ciata será homenageada durante um cortejo na Praça Onze no dia 20 de novembro, às 10h. A escultura de Tia Ciata sai acompanhada de dançarinos, tocadores, músicos e diversos artistas em direção à estátua de Zumbi, celebrando a Pequena África, sua história, sua cultura e sua fé.

Outra atividade da programação, promovida o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, é uma visita guiada ao território da "Pequena África" em todas as sextas-feiras de novembro, às 10h. A caminhada começa no Cais do Valongo e termina na sede do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, na Gamboa. O grupo terá a possibilidade de conhecer a Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito e Cemitério dos Pretos Novos.

O Dia Nacional da Cultura Negra será comemorado na próxima terça-feira, dia 20 de novembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário