Translate

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Filmes do Projeto Por Telas serão exibidos em escola municipal, nesta quinta-feira


Outras duas sessões com os curtas estão programadas até meados de dezembro
  
Os filmes produzidos pelos alunos do projeto social Por Telas serão exibidos nesta quinta-feira (22), na Escola Municipal Adalgisa Nery, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A sessão do Cine Club, que é voltada para alunos do novo ano do Ensino Fundamental II, integra a programação do evento Negro(a) sim, e daí?, elaborada por professores como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra (20).

Entre 9h e 11h, serão exibidos os filmes "Procuram-se Mulheres", de Rozzi Brasil; "Um Craque Esquecido", de Ygor Lioi; e "Do Samba ao Sample: Entre Duas Culturas", de Ruan Lucena. Na sequência, os três responsáveis pelos curtas também vão participar de um debate com os alunos. A ação é coordenada por Ygor Lioi, professor de história da Adalgisa Nery e membro do Departamento Cultural da Portela.

Já no próximo dia 28, os filmes vão ganhar nova sessão entre 18h e 20h, na II Mostra de Cinema do PET-História, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na Baixada. A iniciativa é de Carlos Eduardo Costa, professor adjunto do Departamento de História da Rural e também integrante do Departamento Cultural da Azul e Branco.

Os moradores da Baixada e adjacências terão outra oportunidade para ver os filmes no dia 15 de dezembro, quando os três curtas vão passar no Cine Club promovido pelo compositor Sérgio Fonseca, em Nova Iguaçu.

Lançado em abril, quando a Portela comemorou 95 anos, o projeto Por Telas, que tem como parceira a produtora Canto de Sala, de Cecília Rabello, é o primeiro curso de audiovisual criado dentro de uma escola de samba. Para realizar os filmes, os 22 alunos tiveram aulas gratuitas de roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, direção de arte e direitos autorais. O lançamento dos curtas foi no dia 21 de setembro, na quadra da Portela, com festa, shows e presença maciça da comunidade.



Foto: Divulgação
Legenda: Alunos do projeto social Por Telas durante o lançamento dos filmes, em setembro



Nenhum comentário:

Postar um comentário