Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Portela receberá 4ª Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência no dia 6 de dezembro


Promovido pelo Ministério do Trabalho em parceira com a Rede Incluir, além de órgãos estaduais e municipais, evento vai oferecer duas mil oportunidades em diversas áreas
  
A quadra da Portela, em Madureira, vai receber, no dia 6 de dezembro (quinta-feira), entre 10h e 16h, a 4ª Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência, evento que oferecerá duas mil oportunidades de trabalho em diversas áreas.

Entre as empresas participantes estão: Gerdau, Souza Cruz, ProEcho, Fluzão Atacadão da Construção, Itaguaí Construções Navais (ICN), Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimentos Sustentáveis (Cieds), Viva Rio, Caçula, Grupo DPSP, Agile Corp e Ternium. O público também poderá conferir apresentações culturais com a participação de assistidos da APAE Rio.

O feirão de empregos, que é exclusivamente voltado para atender pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS, será próximo de uma data significativa: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Para disputar as chances de trabalho, os candidatos deverão apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, PIS/NIS, CPF, currículo, comprovante de escolaridade, laudo médico atualizado (se for PcD), certificado de reabilitação emitido pelo INSS (se for reabilitado) e comprovante de residência. 

O evento, que acontece pelo segundo ano consecutivo na Portela, é uma realização do Ministério do Trabalho em parceira com a Rede Incluir, com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) Estadual e Municipal e com a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Para o coordenador da Rede Incluir (organização independente que reúne atores que atuam na inserção de Pessoas com Deficiência – PcDs e empresas do Rio), Antoniel Bastos, o encontro é a oportunidade para as empresas contratarem pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em um único lugar. "Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade." Ele afirma também que a média de pessoas atendidas por evento é de duas mil pessoas e que 40% delas conseguem um emprego.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged - Ministério do Trabalho) de agosto deste ano mostram que o Rio conta com mais de 85 mil vagas para deficientes e reabilitados do INSS e que apenas 28,9 mil foram preenchidas. Isso quer dizer que 66% das oportunidades de emprego continuam abertas para este grupo.

Coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho, Marcelo Freitas também destaca a importância do evento. "O Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas. Além da descoberta das virtudes produtivas da diversidade, é um momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos, ao mesmo tempo em que promove a integração destes com os diversos atores da questão da inserção de PcD e reabilitados na sociedade".

Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social estarão presentes para esclarecer dúvidas, além de uma unidade móvel do Ministério do Trabalho que emitirá carteiras de trabalho para os interessados. Membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ (CDPD) também vão estar à disposição para conversar com o público.

Para tirar a primeira via, é preciso levar carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência. Já para a segunda via, é necessário apresentar todos os documentos listados e a carteira de trabalho anterior ou registro de ocorrência policial no Rio de Janeiro, informando a perda ou extravio do documento. 

O mesmo evento também acontecerá em Niterói, Petrópolis, Barra Mansa e na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, até 11 de dezembro.

Serviço:
4ª Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência - DIA D
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Horário: 10h às 16h

OBS: Evento exclusivamente voltado para atender pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS




Foto: Leo Cordeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário