Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Carnaval de Niterói: escolas ganham, enfim, novo local para abrigar alegorias

Redação SRZD

O mês de novembro marca, na prática, o início do cronograma rumo à realização da 11ª edição dos desfiles oficiais das agremiações no Carnaval de 2016 de Niterói (RJ). Na última quinta-feira (5), foi assinado o contrato de aluguel do imóvel onde funcionará o novo barracão das filiadas à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn).

O galpão fica na Avenida Feliciano Sodré, no Ponto Cém Reis. As agremiações terão o direito de ficar no local até dezembro de 2016. A divisão do espaço será discutida na próxima plenária, a ser realizada pela diretoria-executiva da entidade e os sambistas nesta terça-feira (10.11) na Associação dos Funcionários em Águas e Saneamento (Aftae), no Centro da cidade.



Já na próxima semana, haverá também uma vistoria da diretoria-executiva da Uesbcn ao novo local. A estimativa é que partir do dia 16 deste mês de novembro, as agremiações já estejam no local iniciando a preparação para os desfiles oficiais, que vão acontecer nos dias 6,7 8 e 9 de fevereiro de 2016, na Rua da Conceição, no Centro da cidade.

O presidente da Uesbcn, André Nogueira, o secretário de participação Social da prefeitura, Anderson José Rodrigues, o 'Pipico', e o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Guilherme Ribeiro, assinaram o contrato de locação do galpão, na sede da Emusa. Anexado ao documento, foi feito um laudo para que todos o envolvidos tenham ciência das condições que a construção será repassada aos sambistas.

Apesar da cessão da nova área, o plano da diretoria-executiva da Uesbcn é tentar conseguir na cidade, a partir de 2017, uma área, com as dimensões adequadas às escolas de samba, para a implantação da "Arena da Folia", área permanente de desfiles, com barracões anexos, semelhante, por exemplo, a que serve as agremiações de Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminenses.

Os dirigentes da Uesbcn visitaram naquele município a Morada do Samba e acham que espaço semelhante poderia suprir as necessidades das escolas de Niterói, sem gastos com o pagamento de aluguéis. A área permanente de desfiles, segundo projeto da Uesbcn, levaria o nome do ex-vereador Carlos Magaldi, um dos mentores da revitalização do Carnaval de Niterói, morto no início do ano, durante uma tentativa de assalto na Região Oceânica de Niterói.

O novo galpão do Ponto Cém Reis substituirá o antigo, que funcionava há cinco anos, também em caráter provisório, em um dos galpões do extinto quartel do Exército na Rua General Craveiro Lopes, no Barreto. Neste último porém, aconteceu um problema sério recentemente: segundo a Uescbn, operários da empresa que constrói no local a nova sede da Guarda Municipal retiraram e destruíram alegorias e esculturas de doze das 32 escolas. A diretoria-executiva da Uesbcn aguarda para os próximos dias a definição das datas para o pagamento do ressarcimento dos prejuízos, que segundo relatórios elaborados pelos sambistas, chegam a R$ 700 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário