Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Trem do Samba completa duas décadas e celebra os 450 anos do Rio de Janeiro

Por Fábio Silva 

Idealizado pelo cantor e compositor Marquinhos do Oswaldo Cruz, o Trem do Samba está completando vinte anos e promete novamente movimentar a Zona Norte do Rio, no próximo dia 5 de dezembro, com a maior festa brasileira de celebração ao gênero. 

Como de praxe, cinco trens partirão da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz, transportando algumas das mais tradicionais rodas de samba do Rio de Janeiro. O primeiro deles (fechado para convidados) abre os trabalhos pontualmente às 18h04, horário emblemático em que Paulo da Portela, fundador da azul-e-branca de Oswaldo Cruz, pegava o trem de volta para casa. 

Em seus vagões, sob o comando de Marquinhos, estarão reunidas as Velhas Guardas da Portela, do Império, da Mangueira, do Salgueiro e da Vila Isabel. As outras quatro composições darão sequência à festa, saindo em horários programados durante o período de uma hora, entre 18h24 e 19h24. Nessas estará uma turma da pesada que vai dos Democráticos de Guadalupe, Grupo Regente e Criolice ao Nossa Arte Niterói, Samba Puro de Belford Roxo e Cartola de Noel, passando pelos icônicos Bip Bip, Beco do Rato e Cacique de Ramos. Ao todo, estão previstas mais de 12 horas de festa. A expectativa é que a 20ª edição do Trem do Samba, que tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Petrobras, reúna mais de 500 mil pessoas.

_ Após vinte anos de trajetória e de muitas histórias construídas, o projeto continua com o mesmo fôlego, o mesmo vigor e frescor. Isso prova a seriedade com que tocamos o Trem do Samba e a importância do nosso trabalho na preservação e difusão do gênero musical mais importante do país _ salienta Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A abertura do 20º Trem do Samba será às 13h no palco Vó Maria, na Central do Brasil, com o aquecimento das comemorações animadas por DJs. Às 15h começarão os shows gratuitos de Velhas Guardas de tradicionais escolas de samba: Império Serrano, Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Portela. Noca da Portela, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Tantinho da Mangueira, entre outros baluartes também participam da festa. A partir das 18h04, o samba salta para dentro dos vagões a caminho de Oswaldo Cruz, onde diversos artistas se apresentarão em três palcos principais (batizados Tia Doca, Dona Zica e Tia Eunice) e em outros 15 pontos distribuídos por ruas do bairro. Veja programação completa no anexo.

Trem do Samba se internacionaliza e faz sucesso na França 

Neste 2015, o Trem do Samba iniciou os festejos de suas décadas de história com uma passagem avassaladora, em setembro, por Lille e Nice, na França. O projeto ganhou o aval das prefeituras dessas duas belas cidades e foi o grande destaque em festivais que agitaram as duas capitais. 

Tudo sob o comando do mentor do projeto Marquinhos de Oswaldo Cruz. Em Lille, o Trem passou pelo Lille 3000, um dos mais importantes encontros de arte que movimenta a maior cidade da região Nord-Pas de Calais. Já em Nice, a parada se deu no Théâtre du Verdure, com um grande espetáculo, reunindo alguns dos mais importantes e emblemáticos representantes do samba carioca, entre eles Tia Surica da Portela, a grande matriarca da azul-e-branco de Oswaldo Cruz, Thaís Macedo, a mais nova revelação do gênero, e o tradicional Jongo da Serrinha. O ponto alto da estada em Nice ficou por conta da reprodução do clima festivo que nossos artistas imprimiram no VLT da cidade.

_ Foi uma alegria imensa levar um projeto tão relevante como o Trem do Samba para a França. Foi simbólico tocar em Lille e em Nice, apresentando nossa cultura em um intercâmbio que tem tudo para ser duradouro _ diz Marquinhos.

A consolidação da proposta de levar o Trem do Samba para a França se deu em agosto do ano passado durante a visita do prefeito de Nice, Christian Estrosi, ao Brasil. Na ocasião, Estrosi assinou uma carta-compromisso, selando a parceria para a realização do evento neste ano. O acordo foi articulado pelo jornalista Vagner Fernandes, ex-assessor de imprensa do Consulado da França no Rio junto ao cônsul-geral Brice Roquefeuil. Fernandes faz a Direção Executiva do projeto e Ana Muller, empresária de Marquinhos, assina a Direção-Geral. A ida a Nice é parte das comemorações dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

_ Marquinhos é um grande amigo e parceiro. Assim que me falou sobre o sonho de levar o Trem do Samba para a França, imediatamente tratei de articular junto ao Consulado no Rio. O Brice (Roquefeuil) tem sido extraordinário. O Trem do Samba em Lille e em Nice foi um grande sucesso e se converterá no maior festival de música brasileira no exterior _ destaca Vagner Fernandes

A carta-compromisso assinada pelo prefeito Christian Estrosi, originalmente batizada Lettre d'Intention, destacou pontos importantes. Entre eles, a meta de "internacionalizar o Trem do Samba em Nice, nomeadamente com a organização desta primeira edição de 2015, garantindo assim o fortalecimento do diálogo cultural entre os dois países, crescente desde há muitos anos".

Amante da cultura brasileira, Brice Roquefeuil, o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, é um entusiasta do Trem do Samba em Nice. Há dois anos na cidade, veio percorrendo e visitando com o jornalista Vagner Fernandes alguns locais do Rio. E, durante esses encontros, conheceu o samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, a quem convidou para uma apresentação na Casa Bleue, montada no Jockey Club, durante a Copa do Mundo de 2014. No espaço, idealizado pela Federação Francesa de Futebol para abrigar os compatriotas em cada uma das cidades onde a Seleção Francesa jogou, Marquinhos encantou com seu samba tradicional ao lado do Bloco Timoneiros da Viola.

_ É uma felicidade ver esta amizade entre o nosso país e o Rio se traduzir pela ida à França de um projeto cultural, como o Trem do Samba, que encarna tão bem a identidade carioca. Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz e todos os artistas envolvidos são verdadeiros embaixadores da cultura no Rio de Janeiro _ destaca Brice

Para o projeto em Nice, por exemplo, o prefeito Christian Estrosi manteve o formato original do evento, com a sua tradicional viagem de trem (lá foi no VLT) e a realização de um grande show no Théâtre du Verdure, o principal e mais importante palco da cidade. De acordo com Ana Muller, Diretora-Geral do Trem do Samba, a ida à França foi fundamental para a internacionalização do projeto:

_ Demos um pontapé inicial extraordinário no processo de difusão do Trem do Samba no exterior. Conseguimos manter o projeto vivo e com um público atuante. Isso é uma prova da força singular de expressão artística que o Trem do Samba carrega _ salienta Ana Muller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário