Translate

domingo, 16 de outubro de 2016

Noca não faz mais parte da Velha Guarda da Portela

Por GRES Portela

Decisão foi comunicada por Monarco, que não gostou das declarações do colega contra a diretoria. Escola já definiu parte das punições contra compositores que participaram de briga na quadra

O compositor Noca não faz mais parte da Velha Guarda Show da Portela. O sambista foi excluído por decisão do líder do grupo musical e presidente de honra da escola, mestre Monarco, que não gostou da postura do colega após a definição do samba-enredo para o Carnaval 2017. Depois de perder a disputa para a parceria liderada por Samir Trindade, Noca, em declarações feitas à imprensa, criticou duramente a diretoria e questionou a lisura do resultado.

Para Monarco, o comportamento de Noca foi totalmente deselegante. "Ele (Noca) errou muito ao ter essa postura contra a diretoria só porque perdeu a disputa. Todos viram a forma transparente como foi feita a escolha do samba para o próximo desfile. Ninguém pode questionar! Quero registrar aqui o meu protesto. Ele não respeitou a memória do nosso presidente Marcos Falcon e nem o nosso atual presidente Luis Carlos Magalhães ao falar este tipo de coisa por aí. Não respeitou também as dezenas de componentes da escola que formaram a comissão julgadora", lamentou Monarco, que disse ter aceitado pedido unânime feito pelos demais membros da Velha Guarda antes de adotar a punição.

Sobre a decisão de Noca de abandonar a escola, como foi propagado pela imprensa, Monarco disse que esta é uma atribuição da direção. O presidente de honra reafirmou, ainda, total apoio ao atual presidente e sua diretoria. "Vou acatar qualquer decisão que venha a ser tomada. Se o Noca quiser sair da escola, isso é um problema dele. A diretoria saberá agir diante desta questão."

Pastora da Velha Guarda e baluarte, Tia Surica também não gostou nada da postura de Noca. "Quem entra numa disputa de samba-enredo tem que saber perder também. Se não sabe perder, é melhor nem entrar na brincadeira. O Noca nunca poderia ter este tipo de atitude. É um desrespeito com a nossa Portela. Às vezes ele parece que nem é portelense, porque o portelense preza a imagem da escola acima de tudo. A vitória do samba campeão foi incontestável", analisou. Inconformada com a briga dentro da quadra, a baluarte defendeu punição severa a todos os envolvidos. "Aquilo (a confusão) nunca tinha acontecido dentro da Portela. É algo inadmissível. Estou muito chateada, porque foi um desrespeito à memória do Falcon e também ao nosso atual presidente", completou.

Quem também rebateu as críticas de Noca foi a diretoria da ala de compositores da Portela. Ao contrário do que o sambista afirmou quando disse que a vitória do samba de Samir foi um desrespeito à ala, Jane Garrido e Walter Alverca, que dividem com Arlindão Mathias o comando do grupo, garantiram que o resultado era mesmo o desejo da maior parte da escola. "Foram 42 votos para o samba campeão, contra cinco para o samba do Noca. O terceiro colocado levou um voto. Houve ainda uma abstenção e uma pessoa que faltou. Foram 50 julgadores, por isso não se pode questionar o resultado de maneira alguma. A diferença de votos já diz tudo", ressaltou Jane, que lembrou que o critério de julgamento dos sambas - com todos os segmentos com direito a voto - é o mesmo desde 2013, quando a chapa Portela Verdade, tendo Marcos Falcon como vice-presidente, assumiu a escola. Noca, inclusive, que foi o vencedor em 2015, não fez nenhuma reclamação sobre o critério de escolha naquele ano.

Punição a compositores

A diretoria da Portela definiu, na noite deste sábado, as primeiras medidas administrativas que serão tomadas contra os envolvidos na briga ocorrida na quadra, na madrugada deste sábado, após o anúncio do samba vencedor. Como punição pela postura agressiva diante da derrota, a parceria que ficou em segundo lugar, bem como o terceiro grupo finalista, não receberão o repasse do dinheiro referente aos direitos autorais da obra campeã. Pela divisão, adotada pela diretoria de forma pioneira entre as escolas do Grupo Especial, o samba vencedor fica com 75% do montante. O segundo lugar leva 10%, assim como o terceiro colocado. Os 5% restantes vão para a ala de compositores.

Diante do lamentável episódio, a diretoria vai manter os 75% para a parceria campeã, no entanto, não irá repassar nada para o segundo colocado nem para o terceiro. Os outros 25% do valor irão integralmente para a ala dos compositores. A quantia será usada para custear despesas com eventos e os figurinos da própria ala que serão usados no próximo desfile. Vale ressaltar que a tradicional divisão voltará a ser adotada em 2018.

A direção da agremiação também decidiu expulsar Vinícius Ferreira da ala de compositores por envolvimento na briga dentro da quadra. Vinícius integrou a parceria de Noca da Portela e Diogo Nogueira. Já Muguinho, que era da parceria do Samba dos Crias, a partir de agora, também está impossibilitado de participar de novas disputas de samba.

A punição também foi adotada para Vitor Rangel, que integrou a torcida do samba de Noca. Ele está proibido de realizar qualquer atividade na agremiação. A diretoria da Portela informa, ainda, que segue reunindo imagens para tentar identificar outras pessoas que participaram do tumulto na quadra. Todas elas serão punidas exemplarmente.

Por fim, a direção da Azul e Branco declara que repudia veementemente as postagens ofensivas feitas por Danielle Vilela, neta de Noca, contra integrantes da diretoria, em seu perfil no Facebook. O departamento jurídico da Portela já está analisando o teor das mensagens para decidir se tomará as medidas judiciais cabíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário