Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Unida, Portela grava samba para o CD do Grupo Especial com pequenos ajustes

Por Guilherme Ayupp

A Portela gravou na noite desta quarta-feira, na Cidade do Samba, as bases e o coro de sua faixa no CD do Grupo Especial para o Carnaval 2017. A azul e branca ocupará a faixa 3 do álbum produzido por Laíla. O clima durante as três horas de gravação demonstrou a união da escola em torno do bem maior: o desfile. Com uma das obras mais qualificadas da safra de 2017, o que se viu na Cidade do Samba foi a confirmação de que a escolha foi um acerto da agremiação.
VEJA AQUI FOTOS DA GRAVAÇÃO

Embora tenha sido aclamado na quadra pela comunidade, o samba sofreu pequenos ajustes. O mais importante deles foi a retirada da palavra jangada do verso ‘A jangada vai chegar na aldeia’. Ela foi substituída por canoa, uma vez que o enredo da escola versa sobre os rios e não há jangadas nas águas fluviais. Além disso, o intérprete Gilsinho fez pequenos ajustes melódicos na obra, em acordo com os compositores e a direção. Ele falou à reportagem do CARNAVALESCO sobre a gravação e entrosamento com a bateria Tabajara do Samba.

– Tenho uma vivência de quase dez carnavais com mestre Nilo Sérgio, e realizamos um ensaio antes da gravação onde deixamos tudo azeitado para esse momento. Por isso foi bem rápido. Nosso samba não precisava de muitas mudanças, pois os compositores foram muito felizes na sua construção. A única coisa que fizemos foi um ajuste na letra e em alguns trechos melódicos, mas quase imperceptíveis. Agora é trabalhar essa bela obra depois do show de nossa comunidade – opinou o intérprete, que vai para seu segundo carnaval depois do retorno para a Portela.

A bateria Tabajara do Samba também deu um show de ritmo. Gravou a um andamento de 144 BPM (batidas por minuto) e de primeira. A segunda passada do samba terá um show de bossas dos ritmistas de Nilo Sérgio. Um dos responsáveis pela harmonia da Portela é o experiente Chopp, que falou sobre a gravação e o retorno para escola, que aconteceu com uma triste coincidência.

– Retornei para a escola três dias antes de acontecer a drástica partida do presidente Marcos Falcon. Mas recebi o apoio da diretoria e é hora de arregaçar as mangas e trabalhar muito forte para cumprir nosso grande objetivo que é dar um título novamente para a Portela – resumiu.

O presidente Luis Carlos Magalhães pediu para que cada portelense cante não apenas por si próprio, seja nos ensaios ou avenida, mas para o presidente Marcos Falcon.

– Vocês sabem que este ano e os próximos temos de cantar por nós e por ele, lá de onde ele estiver, em algum lugar. E tenho certeza que todos nós cantaremos assim em cada ensaio e até o nosso desfile – concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário