Translate

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carnaval de Niterói volta a ter desfiles no sábado

Redação SRZD

O Carnaval de 2016 vai ganhar mais um dia de desfiles oficiais. É o que prevê o plano de trabalho da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn). Em 2015, o sábado foi reservado apenas à conclusão da montagem das arquibancadas e iluminação para a apresentação dos sambistas, mas a ideia é retomar a data para uma melhor distribuição das agremiações do Grupo Especial de Enredo, que tem onze desfilantes.

O plano é dividir esse grupo em dois para que a festa não fique tão extensa ao público, equipe de organizadores e não termine no fim da madrugada, como aconteceu em 2015. A diretoria-executiva da Uesbcn também pretende iniciar os desfiles de sábado em um horário que não atrapalhe o funcionamento do comércio.

O plano pré-alinhavado, além das agremiações do Grupo Especial de Enredo, nessa data e no domingo, terá também as escolas de samba do Grupo de Acesso, na segunda-feira, e do Grupo Principal, na terça-feira.

A Uesbcn tem 32 agremiações filiadas. Dois locais do centro de Niterói estão em estudos para a realização dos desfiles: a Rua da Conceição, onde a festa acontece há dez anos, e a Avenida Amaral Peixoto, palco do apogeu do Carnaval na cidade, nas décadas de 70 e 80. O retorno ao segundo corredor viário, que tem dimensões bem maiores que o antigo local, dependerá das condições de infraestrutura oferecida pelos parceiros da Uesbcn.

Novo local para os barracões ainda está sendo acertado

Os dirigentes da Uesbcn aguardam para os próximos dias, a definição do local onde deverá funcionar o novo barracão que servirá como ponto de preparação para a montagem das alegorias. Já ficou decidido que o local ganhará o nome do ex-vereador Carlos Magaldi, assassinado há quatro meses durante uma tentativa de assalto em Piratininga, e um dos idealizadores da revitalização do Carnaval na cidade, a partir de 2006.

Em reunião realizada no mês passado com os sambistas em seu gabinete, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT), informou que pretendia inaugurar o espaço até o fim deste mês. Além do apoio da empresa municipal Niterói, Lazer e Turismo (Neltur), a Uesbcn, vencedora do chamamento público para a organização dos desfiles em Niterói, ganhou também a parceria da Fundação de Artes de Niterói (Fan).

Os dirigentes da União iniciaram entendimentos no início do mês para costurar formas de viabilizar, através da Fan, articulações junto ao Governo Federal, para a captação de recursos, para projeto de criação de oficinas e cursos voltados para a produção de fantasias, alegorias, entre outras áreas do Carnaval.

A Uesbcn está inscrita na Lei Rouanet, mantida pelo Ministério da Cultura e baseada em redução de impostos a empresas estatais e privadas que apoiem eventos nessa área. Essa seria a alternativa para ajudar o poder público municipal a custear o espetáculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário