Translate

sábado, 20 de junho de 2015

Sem novidades sobre a Cidade do Samba 2, secretário de Turismo fala do carnaval nas Olimpíadas

Por João Saconi

O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Melo, esteve presente durante a noite de abertura da Carnavália-Sambacon 2015, onde discursou ao público e participou do 'corte da fita' para abrir o evento. Representando a figura do prefeito Eduardo Paes, Antônio Pedro contou ao público presente que 2016 será um ano triste para Paes, uma vez que será o último carnaval dele na prefeitura que, segundo o secretário, muito aprecia e faz pelo carnaval carioca. Antônio discursou sobre o preconceito que o carnaval sofre desde sua criação até os dias de hoje e declarou que é importante "ganhar dos preconceituosos, porque o que importa é a alegria".

Em entrevista exclusiva concedida ao site CARNAVALESCO sobre questões pertinentes ao mundo do carnaval, Antônio Pedro comentou sobre a aproximação das Olimpíadas 2016 e uma possível participação das escolas de samba nas atividades da cidade durante o período em que os jogos estiverem ocorrendo em solo carioca:

- Há muitos planos e ainda não posso adiantar todos aqui, mas posso dar a certeza de que as escolas de samba estarão inseridas diretamente nas organizações das Olimpíadas, inclusive, nos live sites (espaços públicos em várias cidades utilizados para promover a festa através de eventos diversos) que estamos preparando. Nada mais justo que estarmos juntando essa cultura olímpica com a cultura carioca, já que as escolas de samba são grande expressão da nossa cultura.

O CARNAVAL NO ESPETÁCULO DE ABERTURA DO RIO 2016

A abertura das Olimpíadas é uma das questões colocadas para o secretário, uma vez que a abertura da Copa do Mundo de 2014 foi muito criticada por não fazer uso da mão de obra das escolas de samba e por não explorar esse bem cultural. A abertura das Olimpíadas de 2016, segundo Antônio Pedro, deve seguir por um viés diferenciado:

- Quem vai comandar a abertura das Olimpíadas é o Abel Gomes. Acredito que não dá nem pra comparar com uma abertura de Copa do Mundo, porque o grande evento da Olimpíada é a abertura e na Copa do Mundo eu nem tinha ouvido falar na abertura até ela chegar aqui no Brasil. Então, temos, com certeza, um evento diferenciado e acho que o Abel, como carioca e morador dessa cidade, deve estar pensando nisso e vai integrar e mostrar tudo. Ele é um cenógrafo conhecido, uma pessoa que faz nosso revéillon há muitos anos e tem um conhecimento do evento carnaval. Eu estou louco pra ver o projeto dele pra abertura.

A DISPUTA NOS GRUPOS DE ACESSO

Questionado sobre o conflito entre duas diferentes associações formadas nos Grupos de Acesso do carnaval carioca (O Samba é Nosso e Liesb), o secretário garantiu que as agremiações têm direito de se filiarem à Associação que quiserem, mas que a Riotur só poderá intervir no processo quando for solicitada e quando não houver ruptura: - A gente começa a poder interferir nesse processo no momento que ele chega até a gente. As escolas tem o direito de se filiar a quem elas quiserem. O que falta é que eles façam a integração, é preciso que eles se integrem primeiro pra se apresentarem a gente. Enquanto tiver ruptura, não dá.

CIDADE DO SAMBA 2: FUNDAMENTAL, MAS SEM GRANDES NOVIDADES

Sobre a construção da tão sonhada Cidade do Samba 2 para as escolas da Série A, cujos capítulos vêm sendo escritos durante a gestão de Eduardo Paes, nenhuma novidade foi adiantada pelo secretário. Durante a Carnavália-Sambacon de 2014, foi divulgada a possibilidade de que terrenos próximos ao Maracanã viessem a abrigar o complexo de barracões. Quase um ano depois, não há grandes novidades sobre o projeto, embora Antônio Pedro acredite que a gestão de Paes deve procurar alavancar o projeto:

- A Cidade do Samba 2 é fundamental, é uma necessidade real das escolas de samba. O prefeito é quem toca isso diretamente, não somos nós da Secretaria de Turismo que tocamos a obra, é a Riourbe e isso está lá em negociação. Eu acredito que o prefeito deixe isso alavancado para que o nosso próximo prefeito possa tocar.

A TORRE DEVE CAIR ATÉ O CARNAVAL 2016

Após uma solicitação da Liesa para que seja derrubada a torre de TV existente em frente aos Setores 10 e 11 da Sapucaí e que já causou acidentes com carros alegóricos de maior altura algumas vezes, Antônio Pedro declarou que a secretaria de Turismo coloca-se favorável à execução da proposta ainda para o próximo carnaval: - Acho que é super necessário porque abre o Sambódromo como um todo e libera o carnavalesco pra pensar em voar mais alto. Acho que é uma boa iniciativa que a Liesa nos propôs e tem tudo pra dar certo. Se Deus quiser isso será feito para o carnaval de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário