Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Carnavália-Sambacon: 'Há o pensar do país através das escolas de samba', diz Milton Cunha

Por Rodrigo Trindade

A Carnavália-Sambacon, que acontecerá quinta (18), sexta (19) e sábado (20) no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio, reservará ao público uma variedade de programações voltadas ao maior espetáculo ao ar livre do planeta. Quem conversou com o SRZD-Carnaval e comemorou a segunda edição do encontro foi o carnavalesco e comentarista Milton Cunha, que é diretor artístico da iniciativa e aproveitará a ocasião para relançar seu livro "Carnaval é Cultura".

- Clique e confira a programação completa da Carnavália-Sambacon 2015

- Confira a programação do estande do SRZD-Carnaval

Milton ficará responsável pela cobertura institucional, em vídeo, da feira de negócios. Para ele, a Carnavália-Sambacon é muito mais do que um simples encontro do mundo do samba:

"É um núcleo de pensar o que irá acontecer daqui a seis meses. Ela antecipa o encontro de quem vende, de quem compra, de quem cria. Serve para, em certo sentido, começar o Carnaval. Lançaram os enredos, as sinopses e agora, com a feira, teremos shows, palestras, vendas, gente circulando. O Carnaval vive do encontro, do show, dos intelectuais, dos críticos. É uma forma de todo mundo se encontrar em junho", afirma.

A edição de 2014 da feira foi um sucesso, segundo os organizadores. Para 2015, além dos debates e assuntos carnavalescos, painéis acadêmicos foram inseridos na programação.

"Ano passado, sentimos falta do pensar, da academia, do livro. Este ano, teremos essa novidade. Existe um braço de alunos interessados em conhecer o segmento do Carnaval. A academia nos olhava com certo desprezo. Eles eram o saber e a gente era aquela coisa esquisita que dançava, cantava e desfilava. Mas quando a gente começa a virar mestre, doutor, pós-doutor, quando começamos a escrever teses, eles começam a perceber que sabemos, que estudamos, fazemos correlações. Todos perceberam que há conhecimento profundo de pensar o país através das escolas de samba", destaca o diretor artístico da Carnavália-Sambacon.

Livro será relançado nos estandes da Liesa e da Amebras

Cerca de 1.500 exemplares do livro "Carnaval é Cultura" foram vendidos, a R$ 250 cada. Na Carnavália-Sambacon deste ano, a obra de Milton Cunha será relançada nos estandes da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras). O artista também terá um estande próprio.

"O livro é relativamente caro, mas mesmo assim, ele vende bastante. Lancei em Belém, Fortaleza, Porto Alegre e em outros lugares. Estamos entrando com esta cultura popular no campo do saber. Daí, quanto mais livros são lançados, mais bibliografias se formam para as aulas, para o saber sobre Carnaval", comemora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário