Translate

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Consulado da Portela em São Paulo celebra neste sábado o centenário de Paulo da Portela

By Felipe Araujo

Salve! Salve!

No ano do centenário do samba, é uma obrigação render homenagem a um dos grandes defensores e fomentadores do gênero, da cultura negra e das escolas de samba: Paulo Benjamin de Oliveira, conhecido como Paulo da Portela, que completaria 115 anos em 2016.

O Consulado da Portela em São Paulo realiza no próximo sábado, 11 de junho, a partir das 14h, no Largo da Batata, em Pinheiros, uma homenagem a Paulo da Portela. O objetivo é divulgar um pouco da biografia deste personagem, sua influência no mundo do samba e na formação de um dos maiores patrimônios culturais do país, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.

A iniciativa inaugura o projeto do Consulado Portela: História e Memórias, que pretende recuperar momentos da escola, seus personagens, composições e canções que marcaram época e deram grande colaboração à música popular brasileira.

Segundo o presidente do Consulado, Paulo Toledo, neste primeiro evento vai ser usado um formato híbrido de mesa redonda com roda de samba. Vão falar Rafael Lo Ré, Paulo Mathias e Tuco Pellegrino, pesquisadores rigorosos, que fazem parte do grupo Glória ao Samba, responsável pela ilustração musical do evento. “O trio de pesquisadores, Lo Ré, Paulo e Tuco contam as histórias enquanto o Glória mostra as músicas que serviram de trilha sonora deste momento tão importante para a música brasileira”, explica Toledo.

Paulo da Portela, Antônio da Silva Caetano e Antônio Rufino dos Reis são responsáveis pela criação da Portela, em 11 de abril de 1923, em meio a um processo de expulsão da população negra e pobre do centro do Rio para morros e subúrbios. As manifestações da cultura dos negros eram “caso de polícia” e reprimidas.

Contar a história da Portela, seus personagens, compositores e músicas ajuda a refletir sobre o lugar do negro na história e a resistência de homens e mulheres que lutaram pela legalidade do samba bem como a valorização e preservação da cultura negra, suas comidas, religiosidade.

Paulo da Portela lutou para os sambistas serem respeitados e aceitos socialmente, tornando-se um dos nomes mais importantes na preservação da cultura popular.

Sobre o Consulado da Portela – O Consulado da Portela em São Paulo, fundado em novembro de 2015, é uma representação cultural oficial do GRES Portela na capital paulista, cidade onde há grande contingente de torcedores e admiradores apaixonados pela escola. O Consulado tem como missão promover encontros, seminários e debates sobre a história da Portela e seus personagens, preservar a memória da escola e de sua Velha Guarda, aproximando os torcedores e admiradores paulistanos da Águia Altaneira. Também realiza eventos na região e participa ou incentiva campanhas sociais representando a comunidade portelense.

Serviço:

Projeto Portela, história e memórias: Paulo da Portela, 100 anos

Quando: Sábado, dia 11/06/2016
Onde: Largo da Batata, Pinheiros
Horário: 14h
Informações: marceloh@consuladodaportelasp.com.br e chris.bianco@consuladodaportela.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário