Translate

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Liesa confirma redução de uma cabine de jurados: ‘A ideia é dar mais agilidade’

Por Redação

O Carnaval 2017 já elenca um número de mudanças recorde no regulamento. Diminuição no tempo limite de desfile – de 82 para 75 minutos -, redução de alegorias – agora de 5 a 6 em oposição a de 6 a 7 regulamentar em 2016 -, horário das apresentações na Avenida, que passam a ser a partir das 22h – com todas as escolas transmitidas ao vivo pela TV Globo, dona dos direitos de exibição.

Seguindo a linha de dinamização do espetáculo, a Liesa, através do presidente da entidade, Jorge Castanheira, confirma ainda a eliminação de uma cabine de jurados, não resultando, no entanto, em redução de número de julgadores. É que a posição de avaliação localizada no Setor 6 da pista de desfiles terá uma adaptação para comportar 18 jurados – dois de cada quesito – em dois compartimentos distintos.

– A ideia é dar mais agilidade ao espetáculo, fazermos três paradas técnicas com o tempo menor de desfile: 75 minutos. É uma cabine dupla no centro da Avenida, no miolo da Avenida, é um dos poucos lugares que pode abrigar um número maior de julgadores. São julgadores isolados, em duas cabines distintas, mas na mesma posição, avaliando – informa Jorge Castanheira, que é presidente da Liesa há nove anos.

Nesse ideário que prega mais dinamismo à festa, Castanheira sugere ainda uma padronização no número de componentes no chão para cada escola. Uma maior espontaneidade de quem desfila é o objetivo.

– A gente está avaliando, mas a princípio essas são as principais mudanças, se houver alguma necessidade a gente vai avaliar ao longo do tempo. Estamos estudando o regulamento pra refazer e pra fazer um novo manual de julgador também e discutir com as escolas. Esse é um caminho de enxugamento, reduzimos alegorias – de 5 a 6 – e a questão do número de componentes que a gente tá sugerindo 3500 no chão, independentemente do que tem na alegoria. A ideia é ficar mais solto, espontâneo, buscar essa espontaneidade de novo e com um tamanho um pouco mais reduzido, de modo pra escola brincar mais na Avenida e ser menos cansativo para o público – finaliza.

Mangueira, Unidos da Tijuca, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz, Grande Rio, Vila Isabel, São Clemente, Mocidade, União da Ilha e Tuiuti são as 12 escolas que estarão em atividade no Grupo Especial do Carnaval 2017.

Mais espontâneo! Mudanças querem dinamizar a festa – Foto: Rafael Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário