Translate

terça-feira, 28 de junho de 2016

Sucesso na Carnavália Sambacon: Impressora 3D faz miniatura de carro alegórico rica em detalhes

Por Fhilipe Rabelo

A tecnologia 3D fez sucesso na feira Carnavália-Sambacon 2016. A empresa DeltaThinkers levou a novidade para o mundo do samba: uma impressora a laser capaz de reproduzir miniaturas de peças e carros alegóricos em plástico ou resina. A empresa foi estreante na feira e também nos projetos para carnaval. Nas fotos dessa matéria, o internauta pode conferir como foi a reprodução do carro abre-alas da Mangueira no Carnaval de 2016.

O objetivo da impressora 3D é permitir que os carnavalescos consigam utilizar novas geometrias e formatos de corte para criarem alegorias. O projeto deve ser feito no computador e será impresso em 3 dimensões, em resina ou plástico, dependo do grau de detalhamento de cada peça. De acordo com o gestor de projetos, Fabio Pontes, o uso da tecnologia vai trazer economia de tempo e dinheiro para as escolas.

– Com esse projeto a liberdade para criar aumenta, pois não serão necessários escultores muito habilidosos para fazerem reproduções idênticas das peças. Além disso, as impressoras trabalham 24 horas - contou.

O projeto foi um dos principais produtos apresentados na feira. Conversamos com Silvia Rodrigues, que visitou a Carnavália pela primeira vez, e contou que ficaria encantada em ter o carro da Viradouro de 2008, como uma recordação do ano em que desfilou. Esse sonho pode se tornar real em breve. De acordo com o Fabio, um dos objetivos da empresa é produzir miniaturas para vender ao público como recordações do carnaval.

- A gente veio para feira a fim de testar a aceitação do público e dos carnavalescos que tem passado pelo stand e param para ver o que está sendo feito. Todos acabam impressionados com a forma nova e perfeita de montar maquetes de carros alegóricos – contou Fábio.

Uma escultura de carro alegórico feita em 3D mede aproximadamente 20 cm e leva cerca de 80 horas de impressão e pode ficar totalmente pronta em até um mês. O valor de cada mini carro alegórico deve chegar a R$ 1000.

A DeltaThinkers é responsável por construir e desenvolver suas próprias maquinas, para que elas sejam adaptadas as realidades de cada projeto. As impressões em plástico podem ser feitas em até 28cm e as de resina 15cm. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário