Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Tributo a vaidade

Mostra ‘Tributo à Vaidade’, que conta a história da indumentária nos desfiles das escolas de samba, será aberta ao público durante o show ‘A Noite Veste Azul’
A... Portela vai inaugurar, neste sábado (18), a partir das 21h, em sua quadra (Rua Clara Nunes 81, Madureira), a exposição ‘Tributo à Vaidade’. Organizada pelo departamento cultural da agremiação, a mostra será aberta ao público na mesma noite em que o Portelão receberá o show ‘A Noite Veste Azul’, que vai reunir a cantora Teresa Cristina e a Velha Guarda da Portela num tributo pelos 115 anos de nascimento de Paulo da Portela.
O objetivo da exposição é convidar o público a fazer uma viagem pela criação da indumentária dos desfiles das escolas de samba, que, ao longo do tempo, adquiriu grande significado no espetáculo. A partir de painéis, textos e duas fantasias, o evento mostrará como, após o carnaval de 1939, a indumentária usada pelos integrantes das escolas deixou de ser um figurino e passou a ser fantasia.
“Vamos mostrar que a indumentária é algo que parte da famosa frase de Paulo da Portela, que dizia que o sambista tinha que estar com ‘os pés e os pescoços ocupados’. Era uma máxima dele. E o portelense segue isso à risca. A partir daí a gente vê como a indumentária se tornou um código de linguagem importante no desfile das escolas”, explica o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.
A mostra, que será realizada no espaço do departamento cultural da escola, poderá ser vista sempre durante os eventos da Portela, como as feijoadas, festas e rodas de samba.
Histórico da exposição
Ao criar o tema-enredo “Teste ao Samba” (1939), compor o samba descritivo, fantasia e alegorias adequadas ao tema, o fundador Paulo da Portela não só vestia o sambista, mas, sobretudo, vestia uma ideia. E, a partir daí, todos os pequenos núcleos que formam uma escola de samba passam a integrar um todo narrativo, definidos em si e por sua função no conjunto e identificados por determinadas características de vestuário: comissão de frente, baianas, destaques, brincantes, pastoras, casal de mestre-sala e porta-bandeira e ritmistas.
Serviço:
Exposição ‘Tributo à Vaidade’
Inauguração para o público: sábado, 18 de junho, às 21h, durante o show ‘A Noite Veste Azul’.
Quadra da Portela: Rua Clara Nunes 81, Madureira, Zona Norte do Rio.
Informações: 3217-1604 (secretaria) / 3256-9411 (bilheteria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário