Translate

domingo, 26 de junho de 2016

Portela une Tóquio ao Rio através da Cuíca

Por GRES Portela



O Consulado da Portela no Japão, em parceria com o Departamento Cultural da Portela, a Federação de Cuiqueiros do Japão e o Bar-Restaurante Alvorada realizaram, no dia 24 de junho, a primeira edição da série "Encontros Portelenses". A oficina foi a primeira atividde oficial do Consulado da Portela no Japão, fundado recentemente por ritmista da bateria da Portela que vive em Tóquio.

No evento, o diretor do naipe de cuícas da Portela, Arsenio da Cuíca, ministrou oficina virtual do instrumento para 25 japoneses. A novidade é que Arsenio e os participantes estavam a mais de 18 mil quilometros de distância. O diretor da Tabajara em sua residência no bairro carioca de Madureira, e os japoneses em um restaurante em Tokyo. No Rio, o relógio marcava 8h da manhã do outono carioca. Na capital japonesa, 8h da noite, em plena primavera japonesa. O evento uniu, através do samba, as duas sedes Olímpicas: Rio (2016) e Tokyo (2020).

Segundo o presidente do Consulado da Portela no Japão, Marcello Sudoh, eventos desse tipo, realizados pela internet, são uma forma de driblar o custo para trazer instrutores até o Japão. “Somente com passagem, estadia e alimentação, o custo é de mais de US$ 5 mil. Além de ser o lugar mais distante do Brasil, onde a passagem de avião é o dobro para se ir à Paris, Tokyo tem um dos custos de vida mais altos do planeta”, lembra Marcello.

Durante a oficina, Mestre Arsenio contou um pouco de sua trajetória na Portela, executou “pegadas” na cuíca, falou sobre couros e gambitos, deu dicas para empachar o instrumento e respondeu perguntas. “A cuíca e a Portela me deram a oportunidade de fazer amizades do outro lado do mundo”, comentou o diretor, que está a 51 anos na agremiação azul e branca de Madureira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário