Translate

domingo, 12 de junho de 2016

Consulado da Portela no Japão organiza oficina virtual de cuíca

Por Marcello Sudoh*

No dia 24 de junho, o Consulado da Portela no Japão realiza seu primeiro evento em Tokyo. O diretor do naipe de cuícas da Tabajara do Samba, Arsenio, ministrará oficina de cuíca através da internet para o outro lado do mundo. Uma novidade para driblar a distância que separa o Rio da capital japonesa e levar a Portela até a Ásia.

Segundo o presidente do Consulado da Portela no Japão, Marcello Sudoh, "o ideal seria trazermos portelenses ao arquipélago para que as oficinas fossem presenciais. Isso um dia acontecerá. Enquanto o Consulado faz caixa para custear passagem aérea, estada e cachê, vamos organizando as oficinas virtuais. O importante é estreitar os laços entre os japoneses e a Portela", afirma Marcello, que imigrou para o Japão em 1991.

Durante a oficina, o diretor de cuícas da Portela, Arsenio, contará sua história na agremiação azul e branco, dará dicas sobre o instrumento e ensinará algumas "levadas" para os japoneses. Para isso, Arsenio terá de estar na frente do computador, em sua casa, às 8h da manhã, quando no Japão será 8h da noite. "Essa diferença de fuso horário é um problema que vamos ter de superar para que as oficinas aconteçam", lembra Marcello.

O evento acontecerá no Bar e Restaurante Alvorada, cujo proprietário é japonês, mas canta em português e toca cavaquinho. O local é de fácil acesso e fica no subúrbio da capital japonesa, no bairro de Kichijoji. No Rio seria algo como o Méier.

Neste evento, o Consulado da Portela no Japão terá a parceria da Federação de Cuiqueiros do Japão, cuja presidente, Kazumi Shimizu, foi convidada para participar da organização da oficina.

O formato de oficina virtual é uma novidade que começará a ser explorada pelo Consulado da Portela no Japão. "A proposta é que esses tipos de oficinas se estendam a outros segmentos da Portela", finaliza Marcello.



* em colaboração voluntária ao SRZD direto do Japão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário