Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Portela é homenageada na Academia Brasileira de Letras

Redação Carnavalesco

A Portela foi homenageada, na tarde desta quarta-feira, na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio, durante show da cantora Teresa Cristina. Na ocasião, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Alex Marcelino e Danielle Nascimento, subiu ao palco do teatro da instituição fundada por Machado de Assis e encerrou o evento em grande estilo com seu bailado. Produzido e apresentado pelo jornalista e pesquisador musical Ricardo Cravo Albin, o show 'A Nobreza do Samba - 100 Anos de Conquistas', que fez parte da série 'MPB na ABL', resgatou pérolas como 'Quantas Lágrimas' (Manaceia), 'Minha Vontade' (Chatim), 'O Mar Serenou' (Candeia), 'Recado' (Paulinho da Viola) e outras composições de autores portelenses.

Entre uma canção e outra, Teresa Cristina, que também brindou o público com joias de Cartola (tema de sua atual e aclamada turnê), falou de sua ligação com a Portela e destacou a importância de nomes como Candeia, Paulinho da Viola e Monarco. A cantora também comentou o atual momento da escola de Oswaldo Cruz e Madureira.

- De uns anos pra cá a Portela voltou a desfilar para brigar pelo título. Antes, a gente desfilava preocupada somente se tudo daria certo. Agora, não. A partir da gestão Procópio (Serginho), Falcon (Marcos) e Monarco, o portelense voltou a ter orgulho da sua escola. Para quem não vive o Carnaval, pode ser pouca coisa, mas para o portelense isso é muita coisa. Olhar para o lado e ver a pessoa desfilando feliz e com orgulho é muito bom. Eu não me preocupo com a apuração, porque o desfile, para mim, é uma coisa e a apuração é outra - analisou a artista, que ainda destacou algumas das ações realizadas pela diretoria, como o projeto 'Portela dá Trabalho', o 'Cine Samba Candeia' e as rodas de samba acústicas.

Veterano entusiasta dos desfiles das escolas de samba, Ricardo Cravo Albin também ressaltou a boa fase da Portela e disse que aposta no título da agremiação no Carnaval 2017. "Podem esperar um grande espetáculo na Avenida", afirmou o jornalista.

Ao fim do show, Teresa Cristina, que foi acompanhada pelo músico Carlinhos Sete Cortas, convidou Alex Marcelino e Danielle Nascimento para uma pequena apresentação. A canção escolhida para o encerramento foi 'Portela na Avenida', eternizada na voz de Clara Nunes.

- Nunca tinha entrado na Academia Brasileira de Letras. Que lugar lindo! Foi uma emoção muito grande - revelou Alex Marcelino.

O presidente da Portela, Marcos Falcon, acompanhou a homenagem e subiu ao palco para receber os cumprimentos de Teresa e de Ricardo Cravo Albin. Membro da ABL, o renomado escritor e filólogo Evanildo Bechara também prestigiou o evento e beijou o pavilhão portelense.

No dia 18 de junho, a cantora Teresa Cristina vai se apresentar na quadra da Portela, às 21h, no show 'A Noite Veste Azul', que fará uma homenagem aos 115 anos de Paulo da Portela. O evento contará com as participações da Velha Guarda da Portela, do cantor Tuco Pelegrino e da bateria Tabajara do Samba. Venda de ingressos pelo link: http://www.ingressocerto.com/a-noite-veste-azul-especial-115-anos-p107568.


Nenhum comentário:

Postar um comentário