Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Feira das Yabás recebe neste domingo o Bloco das Cuícas e Marquinhos Sathan

Por Juninho Tititi

A Primeira Feira das Yabas do ano de 2016 recebe o Bloco das Cuícas e o convidados especial Marquinhos Sathan. Comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, sempre no segundo domingo de cada mês, a primeira edição deste ano da tradicional roda de samba acontece no dia 10 de Janeiro, às 13h, na Praça Paulo Portela, em Oswaldo Cruz. Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, o evento sempre conta com a participação de bambas do samba, como Monarco, Tereza Cristina, Dona Ivone Lara, Marienne de Castro, Dudu Nobre, Almir Guineto, Hamilton de Holanda, Jongo do Serrinha, entre outros.

Além de uma boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: uma grande cozinha a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe. A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o bolinho da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 18,00.

Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço:

Feira das Yabás – Gastronomia e Roda de Samba

Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz . Convidados: Bloco das Cuícas e Marquinhos Sathan.

Quando: Domingo, 10 de Janeiro

Hora: a partir das 13h

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Evento gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário