Translate

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Projeto “Quem És Tu Passista?” será apresentado publicamente no cortejo do Dia do Passista

Por Juninho Tititi

Lutar pela obrigatoriedade dos passistas nos desfiles das escolas de samba, postergar a dança do samba para as gerações futuras, desenvolver uma consciência do legado do samba no pé e valorizar o passista como artista genuinamente brasileiro de uma arte única e técnica peculiar. Somente um manifesto para reivindicar aquilo que, em tantos anos de carnaval, foi negado em reconhecimento a um segmento dos mais importantes no grande espetáculo das escolas de samba!

Esse manifesto nasceu e, pouco a pouco, tornou-se um projeto!

Criado em 2013, o “Projeto Quem És Tu, Passista?” tem atuado como um importante elemento difusor e incentivador da manifestação artística dos passistas de escola de samba. Em seu terceiro ano de existência, já fomentou debates em seminários, incursões acadêmicas em universidades, interlocuções junto a pesquisadores do assunto, difusão de pautas jornalísticas, apoio a eventos ligados ao segmento e mediações dentro das alas entre líderes e liderados. Agora, pela primeira vez, o projeto será apresentado ao grande público.

No próximo sábado (16), um grupo de 40 passistas de várias escolas vai integrar uma ala vestindo a camisa do “Projeto Quem És Tu, Passista?”, juntando-se a outros notáveis de várias agremiações no cortejo promovido pelo bamba Valci Pelé em homenagem ao Dia do Passista, comemorado dia 19 de janeiro em cumprimento da Lei 4.462, leva o nome do consagrado passista portelense, um dos principais expoentes deste segmento.

O projeto “Quem És Tu, Passista?” contempla três focos específicos: Midiático (explorar ações de comunicação e veiculação da arte dos passistas nas mídias), Acadêmico (fomentar abordagens científicas e pesquisas sobre o assunto, criando elo com campus universitário) e Artístico (produzir conteúdo crítico e promover novos desdobramentos e intertextualidades cênicas e performáticas para desenvolver o potencial dessa manifestação cultural).

O nome do projeto é uma indagação que busca, a exemplo do que foi feito com a consciência negra, provocar o autoconhecimento, a consciência do passista em tudo: histórico, fundamento, indumentária, postura, gênero (masculino/feminino da dança), em busca de uma afirmação de sua arte e de sua verdade como identidade e inclusão social.

Desenvolvido pelo pesquisador, jornalista, diretor e ator teatral Hélio Ricardo Rainho, o “Projeto Quem És Tu, Passista?” conta com tutoria de Valci Pelé e Nilce Fran e consultoria de Carlinhos do Salgueiro, Edson Cunha, Aldione Senna, Celynho Show, Fábio Batista e Gabriel Castro. A logo foi criada pelo carnavalesco Alex de Souza e expressa o equilíbrio da dança do masculino e do feminino, presentes na tradição africana, ilustrando a arte dos passistas.

Serviço:

Data: 16/01/2016 – sábado

Local: Sambódromo

Horário: 17:00


Nenhum comentário:

Postar um comentário