Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sacode da Águia no Sambódromo. Portela dá aula de canto, samba e evolução

 
Autor Guilherme Ayupp, Tatiana Perrota, Geissa Evaristo, Philipe Rabelo. Fotos: Magaiver Fernandes
 
 
Se houve algum indivíduo capaz de duvidar do samba da Portela e de sua força, qualquer dúvida foi dissipada na noite deste domingo no Sambódromo onde a obra foi o fio condutor de um ensaio apoteótico. A Azul e Branca foi arrebatadora, aproximando-se da perfeição. Se as dúvidas foram dissolvidas, uma certeza já se pode ter: pelos quesitos de pista, a Portela está na briga pelo tão sonhado título do carnaval.
A chuva prometida para os ensaios de domingo não passou de ameaça e a Portela iniciou seu treino depois dos discursos do presidente Serginho Procópio e do vice, Marcos Falcon. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, mesmo de muleta, em decorrência de uma fratura no pé, acompanhou ao lado da bateria o ensaio de sua escola de coração. Mesmo com musas no ensaio a Portela não enfrentou qualquer tipo de tumulto em seu ensaio técnico, dando aula de civilidade para outras agremiações.
- Pra mim foi muito bom o ensaio. Eu, na realidade, venho no fim da escola difícil de fazer uma análise agora. Então nós ainda vamos sentar para conversar e analisar num todo como foi o desempenho durante nossa passagem pela Avenida, e de cada quesito individualmente para ver se será necessário corrigir alguma coisa, mas no geral foi muito bom. A comunidade é muito forte, tem o canto na ponta da língua, é Portela, né? - brincou Luiz Carlos Bruno, diretor de carnaval da escola.
Muita gente no mundo do samba questionava que o andamento do samba da Portela poderia arrastar. E o que se pode notar no ensaio foi um autêntico sacode do samba. Quem acompanha os ensaio de quadra e rua da escola já sabia que esse medo não tinha fundamento. Cantado de maneira muito competente pela dupla Gilsinho e Wantuir, o samba foi a trilha sonora perfeita que coroou o ensaio da Portela. A escola inteira cantou a plenos pulmões em todos os seus trechos. Todo samba-enredo tem em seu refrão o ponto de catarse de canto, mas no caso do ensaio da Portela, não foi só isso. Impressionou como toda a segunda da obra era muito cantada, até chegar à explosão do refrão de baixo que contagiou a Sapucaí inteira. 
Harmonia
Samba bom o componente gosta de cantar. E a Portela mostrou que está em dia com o dever de casa no quesito harmonia. Ainda passarão pela avenida para ensaiar escolas tão postulantes quanto a azul e branca na disputa do título. E o desafio é grande para superar o que o portelense fez nesta noite na avenida. É comum que uma ala ou outra deixe o rendimento cair, principalmente, no trecho final do ensaio. Isso não aconteceu com a Portela. Em momento algum o canto portelense sofreu queda. Não foi possível qualquer percepção de alas que passaram sem cantar ou cantando pouco. De ponta à ponta o peculiar canto portelense, sem gritos, embalou o sacode.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Em meio a um ensaio tão bom pode-se, erradamente, pensar que o casal portelense, Alex Marcelino e Danielle Nascimento, passaria despercebido. Outro ledo engano. A elegância e a garra dos dois em cada apresentação foi mais um ponto positivo do ensaio. Com uma coreografia bem trabalhada em cima da letra do samba, com movimentos leves, o casal passou muito bem. No trecho da letra que diz, "meus filhos vem me adorar", Danielle simulava o embalar de um bebê com um dos braços. Tocante e verdadeiro. Com uma roupa para apresentações de quadra, Alex e Danielle honraram as tradições do pavilhão portelense.
- Foi só felicidade. Hoje eu pude ter a certeza, mas, eu já sabia, que eu tenho um parceiro maravilhoso, que me deixa segura, que chega junto comigo em tudo, tanto como porta-bandeira, como na vida pessoal e isso me dá um equilíbrio e me deixou pronta para fazer esse ensaio técnico brilhante - disse Danielle, que foi apontada pelo site CARNAVALESCO como destaque do ensaio. - Eu queria muito ganhar esse brinde. Ganhei graças ao meu parceiro, Alex Marcelino, por isso divido com ele. E além dele, foi graças ao nosso coreógrafo, meu maquiador, nosso vice-presidente, Marcos Falcon, que nos dá toda a infraestrutura necessária pra trabalhar, a minha mãe, que está sendo minha grande parceira e claro a toda essa família portelense. 
Alex Marcelino completou: - É uma felicidade imensa a gente voltar a dançar junto e nesse segundo ano, vocês podem ver que o trabalho está um pouco melhor, na verdade, bem melhor. Eu tenho essa segurança, A Dani me preparou. Ela e a dona Wilma Nascimento me ensinaram o que é ser mestre-sala, é uma responsabilidade - contou.
Comissão de frente
Talvez pode haver a percepção de que não foi uma grande apresentação da comissão de frente no ensaio, pois com a espetacularização do quesito, o segredo virou a alma do negócio. Nesse sentido, o grupo de bailarinos chefiados por Ghislaine Cavalcanti, Marcelo Sandryni e Roberta Nogueira pouco ofereceu para o público, deixando o show para o desfile oficial. Trajados com uma camisa azul com a estampa de uma águia, o grupo arrancou aplausos do público ao oferecer o pavilhão no momento que o refrão principal era cantado.
- Nós fizemos um pacto. Sandryni e Roberta trabalharam a parte do carro e eu do chão. A comissão vai representar a Odisseia de Ulisses, que depois da guerra de Troia foi o único a chegar em casa sem os seus tripulantes, porque teve uma guerra com Netuno. Então havia muitas tormentas, muitos ventos e isso estará na comissão. Os ensaios estão bastante intensos porque existe não só a parte da dança, como também a parte física, por isso temos dois fisioterapeutas que trabalham com os bailarinos. Estamos os três em conjunto com a função de que se faça um bom trabalho dentro do que o Paulo Barros deseja. Na realidade, ele é o mentor da comissão de frente. Foi bem difícil, não foi fácil. Hoje fizemos uma parte da coreografia, mas vamos cronometrar bem para que não prejudique a escola. É uma comissão recheada de surpresas. Os bailarinos hoje fizeram o trabalho deles, mas ainda temos duas semanas de muito trabalho por vir - explicou Ghislaine Cavalcanti.
Evolução
Ponto de preocupação da Portela depois do seu desfile de 2015, o quesito esteve perfeito no ensaio técnico desta noite. Sob todos os aspectos. Passagem coesa pelo Sambódromo, sem correria ou lentidão. Escola compacta em todas as alas, que passaram pela pista organizadas, mas sem deixar de brincar. A Portela quicou na avenida, lembrando alguns ensaios da Tijuca e da Beija-Flor, apelidadas de rolo compressor. Bateria entrou e saiu do recuo corretamente. No final do ensaio as alas chegaram à Apoteose como se o ensaio estivesse iniciando, com a mesma alegria
Em entrevista concedida à equipe do site CARNAVALESCO ao final do ensaio, o mestre Nilo Sérgio demonstrou felicidade com o ensaio da Tabajara do Samba, mas manteve os pés no chão. - Foi bom, mas temos condições de melhorar. Acredito que possamos colocar o andamento um pouquinho mais na frente. Vou conversar com os cantores sobre isso e pedir a opinião deles. De resto estou bastante satisfeito co nossa atuação aqui hoje - revelou Nilo.
Outros Destaques
A ala das baianas da Portela, liderada por Jane Carla, encantou a todos na avenida. Com um figurino de extremo bom gosto, como o portelense gosta, as senhoras evoluíram com alegria e deram o tom de classe no belo ensaio portelense. A ala de passistas à frente da bateria, como deve ser, também arrancou aplausos do público. Merece citação também a volta de Adriane Galisteu à Portela. A bela apresentadora de TV estava estonteante com a passagem da escola e desfilou ao lado do carro de som, cantando o samba todo e atendendo com extrema simpatia os pedidos de fotos vindos das frisas, mostrando que fama não precisa estar atrelada à truculência.
Na busca pelo fim de um jejum de 31 carnavais sem título (45 sozinha) a Portela apresenta em 2016 o enredo "No voo da águia, uma viagem sem fim", do carnavalesco Paulo Barros. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira será a quarta a desfilar na segunda-feira de carnaval pelo Grupo Especial. Em 2015 foi a 5ª colocada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário