Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SRZD nos barracões: conheça alguns segredos da Portela para o Carnaval de 2016

Por Rodrigo Trindade

"No voo da águia, uma viagem sem fim...". É apoiada neste título que a Portela trilhará na Marquês de Sapucaí, junto com o público, alguns dos principais momentos da humanidade. Nas palavras do carnavalesco Paulo Barros, "a azul e branca prepara um enredo que, através dos olhos da águia símbolo da escola, ela nos leva a viajar pela história da humanidade através das viagens que o próprio homem criou, imaginou".

É um dos desfiles mais aguardados, pois todo mundo tem a curiosidade de saber como virá a Portela, uma escola tão tradicional e acostumada com o estilo plástico apelidado como "barroco", mas que desta vez virá pelas mãos de Paulo Barros, que inova o tempo todo com seu olhar moderno e criativo.

Paulo Barros não gosta de gravar entrevistas em vídeo. Ele, porém, concedeu informações ao SRZD-Carnaval em áudio gravado e explicou de que forma pretende setorizar esta fantástica viagem na Passarela do Samba:

"Trataremos no desfile vários momentos da humanidade. Abordaremos fatos históricos, ficção, desejos do homem em trilhar novos caminhos e fazer descobertas", completou o carnavalesco. Confira a explicação dos setores:

Primeiro setor: "Vamos abrir o desfile com duas histórias mais antigas da humanidade, dois relatos. Um deles é a Odisseia de Homero (poema épico baseado em mitos gregos). Em seguida, iremos falar da travessia do Mar Vermelho, principalmente por conta da saída do povo hebreu do Egito, à procura de Canaã. Também falaremos sobre os grandes navegadores. Incluiremos, aí, os vikings, os chineses, europeus e todos aqueles responsáveis pelas grandes navegações da humanidade. Terminamos o primeiro setor assim, com um carro falando sobre isso".

Segundo setor: "É o das viagens da imaginação, da ficção, da literatura. São aquelas inventadas ou criadas através do imaginário humano, do mito. Um exemplo disso são as viagens espaciais".

Terceiro setor: "Aqui, vamos abordar as viagens extremas, aquelas que o homem encara, independente de sentir dor ou não. Ele encara uma geleira, um deserto, etc. Mesmo que o homem sinta na pele as consequências dessa viagem, ele procura executar para atingir seus objetivos".

Quarto setor: "Vamos falar dos vestígios, de rastros que marcaram a história da humanidadade, por exemplo, peças de fósseis, a história do ser humano, do homem das cavernas, etc.".

Quinto setor: "Neste momento, aparecerão os caçadores de tesouro. São as pessoas que procuram peças, inclusive aquelas lendárias: Santo Graal, as Minas do Rei Salomão, entre outras".

Sexto e último setor: "Fecharemos o desfile da Portela proponto ao público que ele busque o seu caminho. Vai ser através de um convite, à janela da internet. É que com a internet você pode fazer uma viagem a Marte se você quiser. Nossa mensagem é a seguinte: o homem sempre está em busca de alguma coisa, cada um com seu conceito e objetivo. O homem gosta de desafiar a natureza, romper fronteiras. A Portela abre os olhos da águia e convida as pessoas a embarcar nessas viagens".

Além dos seis setores, sete carros alegóricos ajudarão a contar o enredo proposto pelo carnavalesco Paulo Barros. Segundo ele, quase todos terão movimentos. Outro ponto que o artista fez questão de deixar claro, para o alívio das torcidas portelentes, é que a águia, símbolo tão tradicional do Carnaval do Rio, abrirá o desfile, como de costume.

"O desfile será divertido, diversificado. Terá tom de alegria, mas também de seriedade do próprio enredo, que é histórico. Trata-se de um tema que encanta a todo mundo. Cada alegoria trará um conceito muito claro e objetivo", comentou Paulo Barros em entrevista ao SRZD-Carnaval.

Confira fotos do barracão, tiradas com a autorização do carnavalesco Paulo Barros:







Nenhum comentário:

Postar um comentário