Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Desfiles no Sambódromo: Prefeitura esclarece reclamações sobre inscrições de pessoas com deficiência



Por Luana Freitas


O SRZD recebeu reclamações sobre a inscrição de pessoas com deficiência para assistir aos desfiles no Sambódromo, e a secretaria responsável pelo serviço esclareceu o ocorrido.

De acordo com a denunciante, sua tia, que acompanha os desfiles há 20 anos e é deficiente auditiva, foi realizar sua inscrição e não teve o direito de escolher os dias que gostaria de ir. Segundo ela, os atendentes determinavam os dias e alegavam que era ordem da prefeitura. Ela acabou conseguindo ingressos apenas para o sábado e segunda-feira de Carnaval.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência esclareceu ao SRZD que os cadeirantes têm direito a acompanhar os quatro dias de desfile porque têm uma área reservada especialmente para receber cadeiras de rodas, que fica à frente da frisa, garantindo a mobilidade e melhor visão do espetáculo. Os portadores de outras deficiências, que ficam em outro espaço, também no Setor 13, poderiam escolher apenas dois dias, entre sexta e sábado (desfiles da Série A) e domingo, segunda (desfiles do Grupo Especial) ou Desfile das Campeãs.

Um quadro de aviso com todas as regras foi colocado no local das inscrições, que foram encerradas na última terça-feira, para que não surgissem dúvidas.

A secertaria ainda esclareceu que o projeto foi ampliado para este ano. Anteriormente, os portadores de deficiência poderiam assistir apenas aos desfiles do Grupo Especial nestas condições.

Segundo a secretaria, as incrições correram bem, de forma geral.

Entenda o serviço

Este ano, os desfiles vão contar com um sistema de audiodescrição para deficientes visuais. Na frisa do Setor 13, serão disponibilizados 50 fones de ouvidos, e um narrador profissional passará todos os detalhes, direto de uma cabine. Além disso, um espaço mais à frente será reservado para os usuários de cadeiras de rodas, bem como uma área para pessoas com outros tipos de deficiência.

Foram distribuídos 300 ingressos gratuiros por dia de desfile para que pessoas com deficiência pudessem se inscrever, de acordo com as regras estabelecidas.

A secretária Georgette Vidor falou sobre os benefícios do projeto. "Os deficientes visuais não costumam ir muito (aos desfiles), porque mesmo com uma pessoa do lado falando e com a música não é o mesmo que uma um técnico apresentando um roteiro para o entendimento do que a escola está apresentando. Assim haverá mais interesse por parte desse público e é o mínimo que podemos fazer para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados."

Georgette, que ainda pretende conversar com vereadores para transformar a iniciativa em lei, disse que as fantasias deixadas na Avenida após os desfiles serão levadas até o Setor 13 para que os deficientes visuais possam sentir a textura dos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário